Meio século dedicado à causa da educação

Uma mulher pode ser tudo, é um ser versátil, que se molda a diversos ambientes, ela pode ser tudo que quiser e estar onde quiser. O jornal O Celeiro traz a história da professora aposentada, Maria Dinorá de Moura, 81 anos, viúva de Dirceu Assis de Moura, mãe de sete filhos. Sempre atuante na comunidade santo-augustense Prof. Dinorá como é carinhosamente chamada, trabalhou mais de 50 anos na área da educação.

A história do casal Dirceu e Dinorá teve início em 22 de julho de 1961, data em que se casaram, e passaram a residir na localidade de Bananeiras, onde Dirceu já trabalhava como professor desde março de 1958.

Professora Dinorá é natural de Santo Ângelo, fez o primário na Escola Particular Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa e o magistério na Escola Normal Espírito Santo, em Três Passos. Tornou -se professora em 1958, iniciando sua carreira no dia 30 de maio de 1959, em Coronel Bicaco, na Escola Estadual Cecília Meireles onde permaneceu até o final daquele ano. Em 1960 veio trabalhar no Grupo Escolar da Sede, cujo prédio era onde, hoje, se localiza a praça Pompílio Silva. Trabalhou desde 1961 até 1981 na Escola Rural de Bananeiras, hoje Escola Carlos Eickoff, também desativada. No ano de 1982 transferiu-se para o Ginásio onde trabalhou até o ano de 2001. No ano seguinte foi transferida para o Ciep.

Maria Dinorá de Moura também foi vereadora exercendo o cargo entre 2005 a 2008 em Santo Augusto. Sempre envolvida em prol da comunidade, em causas sociais, participa ativamente de várias entidades, como Lions Clube, CTG Carreteiro dos Pampas, Clube 7 entre outras. Atualmente é participante dos seguintes conselhos municipais:

– Conselho municipal da saúde;

-Conselho Municipal do Idoso (secretária).

-Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Suplente).

– Conselho Municipal da Educação.

– Conselho Municipal da Mulher- Secretária.

– Membro da Equipe de Liturgia da Paróquia São João Batista.

– Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa.

– Membro da Equipe da Pastoral Familiar.

–  Membro do Grupo de Oração da Mãe Rainha.

– CTG Carreteiro dos Pampas: Diretora de Cultura.

– Vice presidente do Clube Sete de Setembro.

– Voluntária nas atividades de Lions Clube, desde 1984, principalmente nas campanhas de visão nas escolas do município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.