Aviso de chuva localmente forte a intensa e de temporais

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados entre a tarde e noite desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Fortes áreas de instabilidade vão se formar sobre o território gaúcho sob uma massa de ar muito quente e com a aproximação de uma frente fria que atua na região do Rio da Prata em cenário semelhante ao ocorrido ontem, quando temporais de chuva torrencial e vento atingiram diversas cidades gaúchas. Modelos numéricos ontem indicavam que a nebulosidade diminuiria nesta segunda e que o sol apareceria no Rio Grande do Sul, mas divergiam sobre o quão aberto o tempo ficaria.

Com o sol aparecendo ainda por algumas horas, as máximas serão muito elevadas hoje em grande número de cidades, superando os 35ºC na Grande Porto Alegre e em diversas outras regiões. Com o forte calor esperado na segunda metade desta segunda e a atmosfera úmida devem se formar áreas de instabilidade com o passar das horas, especialmente a partir do meio da tarde.

Haverá ainda o deslocamento das nuvens de chuva que avançam a partir do Uruguai e que no final da manhã já ingressavam na faixa de fronteira, em cidades como Santana do Livramento. Até o final do dia, as áreas de instabilidade alcançam grande parte do Rio Grande do Sul. A chuva atingirá todas as regiões do Rio Grande do Sul até o período da noite, mas enfatiza-se que não será registrada em todos os municípios gaúcho.
Informações Metsul Meteorologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.