Em comemoração aos 150 anos de Palmeira das Missões, no dia 8 de agosto, foi a abertura da colheita da erva-mate da safra 2024. O evento foi realizado na propriedade da família Friderich da Cruz, na linha Passo Raso. A festa do município, considerado o berço da erva-mate, já faz parte do calendário oficial de eventos do estado.
A cidade contou com a presença do setor ervateiro dos cinco polos produtores do estado gaúcho, lideranças e autoridades. Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, os cinco polos são Missões/Celeiro, Alto Uruguai, Nordeste Gaúcho e Alto Taquari.
No Rio Grande do Sul, a área dedicada ao cultivo de erva-mate é de 28 mil hectares, distribuída por 180 cidades, envolvendo cerca de 7 mil agricultores. Em Palmeira das Missões, são 1,5 mil hectares, com 37 produtores, 11 indústrias e uma agroindústria. Os maiores produtores são Ilópolis, Arvorezinha e Anta Gorda.
Em 2025, a festa será no Polo Ervateiro do Alto Uruguai, na região de Erechim, e em 2026 no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, na região de Machadinho.