Segundo dados do Jornal O Celeiro, cerca de 66% das cidades da região, apresentam pelo menos um residente indígena em território urbano.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última segunda-feira, 07 de agosto, os dados referentes a presença de indígenas nas cidades brasileiras. Os dados são resultados do último censo realizado em 2022. Segundo informações, quase 90% das cidades apresentam pelo menos um morador que tenha se autodeclarado indígena. O Brasil tem 1.7 milhões de pessoas que se autodeclaram indígenas, isso corresponde a 0,8% da população total do país. O Amazonas é o Estado que concentra o maior número populacional indígena; o Rio Grande do Sul aparece na 12° colocação, com 36.096 pessoas.
Esse mesmo reconte pode ser observado entre os municípios da Região Celeiro. Conforme levantamento feito pelo Jornal O Celeiro, cerca de 66% das cidades da região, apresentam, pelo menos um morador indígena em território urbano. São Valério do Sul, Redentora e Tenente Portela lideram índices.
Com uma população total de 2.543 municípios, São Valério do Sul, é a cidade com maior índice, chegando a 48,64%, ou seja, 1.237 pessoas se declararam indígenas no município, sendo um dos líderes em território Estadual em questão percentil. Depois, aparece Redentora, com índice de 43,05%, ou seja, dos 9.738 residentes no município, 4.192 disseram ser indígena. Na sequência, Tenente Portela, com índice de 15,13%, ou seja, 2.194 indígenas de uma população total de 14.497.