Sete profissionais, recém-formados passarão a integrar o BPM com sede de Três Passos.
O Comando Regional da Fronteira Noroeste anunciou nesta semana a chegada de novos policiais na área de abrangência do 7° Batalhão de Policia Militar. Segundo informações, sete profissionais recém-formados passarão a integrar o BPM com sede de Três Passos, distribuídos em cinco municípios da região celeiro. Os novos colaboradores se apresentaram no batalhão na última sexta-feira, 04 de agosto, e desde então têm participado de diversas atividades na região.
Conforme informações, os reforços nos efetivos foram designados aos municípios de Três Passos (2), Braga (2), Campo Novo (1), Miraguaí (1) e Santo Augusto (1). O coronel, Atila Mesadre Pazzeta, comandante da Regional da Fronteira Noroeste salientou que a chegada desses novos agentes visa repor as perdas recentes apresentadas pelo 7° BPM. “É um complemento no efetivo. Precisamos repor as perdas que o 7° BPM já teve, a fim de compensar a ajuda disponibilizada em outras oportunidades”, colocou.
O tenente-coronel, Ailton Pereira Azevedo, comandante do 7° BPM, diz que, nesse momento, os policiais estão passando por uma espécie de reconhecimento. “Neste momento, os novos policiais estão passando por um ‘estágio operacional’, a fim de que possam conhecer melhor a região, a rotina comunitária e identificar os pontos mais críticos”, explicou o comandante do 7° BPM. Nesta semana, eles participaram de ações como barreiras e abordagens.
Apesar de não divulgar números de efetivos, o comandante garante de que não há menos que cinco policiais por município. “Esse efetivo é necessário para que possamos manter a modalidade que temos até hoje”, salientou o coronel Atila.
A expectativa é de que esses profissionais cheguem aos respectivos municípios para os quais foram designados nos próximos dias. Conforme os comandantes, todos os novatos são de atuação do 7° BPM. Contudo, os mesmos ainda precisam passar por um processo de avaliação periódica, o qual deve se perdurar pelos próximos cinco anos, pra só então, serem considerados estabilizados no cargo. “Eles serão avaliados periodicamente”, enfatizou o comandante Azevedo.
Ainda conforme o comandante atila, a chegada desses policiais é um desafogo às necessidades policiais da região. Ele ainda adianta que, em breve, um novo concurso público deverá ser realizado pelo Estado, prevendo a convocação de maior soldados. “Em breve pretendemos trazer mais contingentes para a região”, projetou.
Operação Hórus em destaque
Mesmo registrando um grande número de ocorrências voltado a desentendimentos frequentes e furtos simples ou qualificados, o comando considera atuação na operação Hórus, como o seu maior destaque, movimentado centenas de policiais, oriundos de todos os municípios integrantes da região, tendo já causado um prejuízo milionário ao crime organizado.
“Somente na região Noroeste, as apreensões já somam um prejuízo superior aos R$ 47 milhões ao crime organizado. Destes, mais de 80% dessas apreensões aconteceram na região do 7° BPM, ou seja, cerca de R$ 37 milhões. Somente em 2023, foram mais de 300 mil toneladas de soja clandestina apreendidos”, divulgou o comandante regional Atila.
Para o comandante do 7° BPM, Azevedo, esse resultado é parte do empenho dos policiais que se dedicam arduamente ao combate ao crime. “O policiamento da operação Hórus é constante, presente e destacado no combate a crimes fronteiriços. Temos a participação de todos os policiais do batalhão”, concluiu. A amplitude da operação não exigiu só o incremento de efetivo, como também o investimento em estrutura operacional, tal como o quartel da brigada militar de Crissiumal, que recentemente passou por melhorias. “Foi necessário viabilizar uma melhor estrutura, em função das apreensões da Operação, que acontecem principalmente nos municípios que fazem divisa com o Rio Uruguai”, concluiu o comandante Azevedo.