O IFFar está em greve; aulas estão suspensas

Docentes e técnicos administrativos aderiram a greve convocada pelo SINASEFE e estão paralisados, sem previsão de retorno às atividades

Conclamados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), profissionais docentes e técnicos administrativos do IFFar Campus Santo Augusto entraram em greve, na manhã da última quarta-feira, 03 de abril, sem previsão de retorno às atividades. Depois de oito anos sem uma paralisação drástica, dezenas de colaboradores aderiram a iniciativa que visa, entre outras reivindicações, a recomposição das perdas salariais.

A representante sindical, Janice Boeira, explicou que as principais reivindicações estão relacionadas a recomposição das perdas salariais, que vêm acumuladas desde 2017, além da possibilidade de congelamento salarial. “Os técnicos do governo estão escutando estas propostas e nós estamos esperando retorno, contudo, devido a essa demora, não queremos que os meses avancem e que chegamos em 2025 sem uma perspectiva”, justificou.

Ainda conforme Janice, também estão entre as reivindicações, a reestruturação dos técnicos administrativos, a revogação de algumas instruções normativas e decretos (a partir de 2018), considerados pelos grevistas como desfavoráveis ao serviço público, as alterações que derão origem ao novo ensino médio e a falta de investimentos aos institutos federais.
A última greve feita pelos institutos federais aconteceu em 2015, já tendo como motivador principal a reivindicação salarial. Em 2022, houve outra paralisação em nível nacional, porém, a seção sindical do campus Santo Augusto não aderiu ao movimento daquele ano.

Leave a comment