A Magia dos livros: escritora fala das suas inspirações

Em um mundo de superficialidades, dar asas à imaginação é para poucos. O mundo dos livros é extremamente diversificado, seja através de contos, poesias, romance, ficção, eles são capazes de nos fazer viajar, mesmo no conforto do nosso lar. Seus benefícios são inumeráveis, pois é através deles que a criatividade é fomentada e as habilidades cognitivas desenvolvidas.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) afim de celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.

 

 

“O livro é um instrumento poderoso”, com essa expressão a escritora santo-augustense, Joana Marli Langner (pseudônimo Anamar Quintana), tenta definir a importância dessa prática que a acompanha desde pequena.

Anamar conta que, quando alfabetizada, a sua maior descoberta foi a biblioteca municipal. “Desde criança eu lia muito. Quando descobri que poderíamos pegar livros na biblioteca municipal, lê-los, devolvê-los e pegar outros, para mim aquilo foi um achado incrível. Na época, eu era filha única, necessitava de interação e encontrei isso na leitura e na escrita”, recorda.

Entre começos e recomeços, ela é autora de 119 textos publicados através da plataforma Recanto das Letras e de dois livros, Antologia Poética (poemas) e Ditos e Feitos (contos). A primeira publicação foi a poesia Saudade, a qual agora estará em uma antologia que será publicada em Português e Inglês, a qual está prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. “Foi na plataforma Recanto das Letras que eu publiquei o meu primeiro poema. Eu chegava tremer de emoção. Isso foi há 14 anos”, colocou a escritora.

Segundo Anamar, todas as suas publicações são baseadas em vivências e o seu conto favorito é o Menino e o Beija-Flor, publicado no livro Ditos e Feitos. “99% do que eu escrito é real, são contos baseados na minha vivência. O conto o Menino e o Beija-Flor aconteceu em um domingo à tarde, enquanto eu trabalhava em um projeto. O Tesouro Encantado (publicação feita no mesmo livro), também é baseado em uma vivência”, disse.

INSPIRAÇÕES

Talvez a maior bússola dos escritores são as suas inspirações, cada um possuí um gatilho diferente, nem todos andam com uma boa ideia guardada no bolso todos os dias. Para Anamar, são as suas vivências, que possuem como foco levar coisas boas ao público. “O que mais de motiva é poder falar de experiências, de coisas boas, mostrar a beleza da vida, em um mundo de notícias ruins. Eu tenho esse dom e optei por ser uma pessoa otimista, quiçá que inspire alguém”, divagou a autora.

PLANOS PARA O FUTURO

Em seus planos estão novas publicações, e, claro, continuar escrevendo. “Continuarei escrevendo, nem que eu não enxergue mais. Pretendo publicar um livro de poema e outro de contos, solo. Meu maior projeto é escrever um livro de romance, mas parece que ainda não é o momento. Baseado em uma história real, talvez nas minhas vivências. Também estou em fase final de lançar um livro voltado para o público infantil, pela Editora Panaro”, divulgou Anamar.

 

Joana Marli Langner (Anamar Quintana), nascida no inverno de 1961, no Rio Grande do SUl, residindo em Santo Augusto desde os 5 anos. É formada em Pedagogia, com especialização em Software Livre, com ênfase a informática aplicada e à educação, atuou desde 1993 como Agente Educacional, Administração Escolar, até 2019 quando se aposentou.

Uma admiradora, apaixonada da vida, dos animais, das plantas, da natureza, enfim do universo. Escrever é o seu refúgio, seu oásis, onde busca forças e sentido para tantas batalhas que enfrentou e para os acontecimentos de um mundo ao mesmo tempo incrível, maravilhoso e justo. Escrever sempre fez parte de sua vida e sempre escreverá enquanto tiver forças.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.