Santo-augustense projeta a 1ª coleira GPS para pets

Produto, que está em fase de desenvolvimento, deve ser lançado no primeiro semestre de 2025

Suprir uma necessidade do mercado. Oferecendo uma tecnologia até agora inexistente em terras brasileiras, o santo-augustense, João Pedro de Lima John, natural de Santo Augusto, está prestes a revolucionar o mercado de rastreamento de animais de estimação com o lançamento da PetWatch. O dispositivo, previsto para ser lançado no início de 2025, foi inspirado por uma reportagem sobre coleiras GPS utilizadas para monitorar bovinos, e tem como principal propósito contemplar o universo de cães e gatos.
A PetWatch foi projetada para suprir a demanda por soluções eficazes de rastreamento, especialmente em um mercado saturado por produtos importados que frequentemente não atendem às necessidades locais. “A ideia é que o produto crie uma espécie de cerca virtual em volta da casa do proprietário do pet. Quem não gostaria de saber onde seu animalzinho de estimação vai cada vez que foge de casa”, explica.
Ainda segundo ele, o dispositivo oferecerá informações extras, como a frequência respiratória do animal monitorado, tempo de atividades diárias e até mesmo o consumo de água. “A ideia é que, através de notificações com frase como: ‘brinque com seu pet’ e a indicação da necessidade de atendimento veterinário, o dispositivo seja bem aceito no mercado”, projeta João Pedro.
Durante o desenvolvimento da PetWatch, João Pedro enfrentou desafios técnicos, principalmente a adaptação do rastreador para um tamanho adequado aos animais de estimação. “Um dos maiores desafios foi reduzir o tamanho do rastreador, que originalmente é muito grande para um animal de estimação, para garantir que fosse funcional e confortável,” conta o desenvolvedor. Segundo ele, o dispositivo que funciona via GP/RS, não tem uma área limite de cobertura, e tem como alimentação de energia a bateria. “A bateria dura 7 dias e pode ser recarregada em até 30 minutos. A expectativa é de que a coleira pese no máximo 60 gramas”, conclui.
A previsão é de que cerca de 3.000 unidades da PetWatch sejam disponibilizadas para venda até o início de 2025. “Estamos tendo um excelente retorno nas nossas redes sociais. Frequentemente estamos recebendo solicitação de pessoas querendo saber o preço e mais detalhes. Isso é muito estimulador”, avalia.
Interessados podem se cadastrar e acompanhar as novidades preenchendo o formulário na conta oficial da PetWatch no Instagram (@petwatchbr).

Leave a comment