Estação hidrometeorológica instalada pela Defesa Civil Estadual entra em funcionamento em Coronel Bicaco

A Defesa Civil Estadual confirmou que a estação hidrometeorológica instalada nas imediações da ponte sobre o Lajeado Faxinal, no bairro Santa Maria, em Coronel Bicaco, entrou em funcionamento. Entretanto, o sistema passa por ajustes e calibrações.

As estações fortalecem o monitoramento das condições hidrometeorológicas e, com isso, a capacidade de resposta a desastres. Informações captadas estarão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para consulta pública.

As novas estações são de alta performance e operam na modalidade nowcasting de missão crítica, com atualização de dados a cada 15 segundos. Equipadas com sensores para medir o nível dos rios e o volume de chuva, além de câmeras para acompanhamento visual em tempo real, as unidades contam com transmissão via rede 4G/5G e redundância por satélite, garantindo a continuidade do funcionamento mesmo em situações adversas.

Os equipamentos possuem estruturas com alturas entre seis e doze metros, definidas conforme as características requeridas em cada local. A alimentação de energia do mecanismo ocorre por sistema solar off-grid, com autonomia mínima de sete dias garantida por um conjunto de baterias, mesmo em condições de baixa insolação.

Ao todo, são 130 equipamentos no Estado, sendo 113 hidrológicos, com sensores de nível de rio e precipitação, e 17 hidrometeorológicos, que também têm sensores de velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica, temperatura e precipitação. A iniciativa faz parte do eixo de infraestrutura da Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres e está incluída nas ações do Plano Rio Grande, com um investimento total de R$ 47,17 milhões.

Fonte: Prefeitura de Coronel Bicaco

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.