As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 se encerram às 23h59 desta sexta-feira (23). Esta é a última oportunidade para estudantes que desejam concorrer a uma vaga em instituições públicas de ensino superior por meio do programa neste ano.
De acordo com o Ministério da Educação, o Sisu 2026 disponibiliza 274,8 mil vagas distribuídas em 7.399 cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas em todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único.
Esta será a única edição do Sisu em 2026, e os candidatos selecionados poderão ingressar no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo, conforme a organização das turmas pelas universidades.
Uma das principais mudanças desta edição é a ampliação do critério de seleção: passam a ser aceitas as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. Até então, apenas a nota da edição mais recente era considerada.
Para participar, o candidato precisa ter realizado o Enem em uma dessas edições, ter obtido nota superior a zero na redação e já ter concluído o ensino médio. Cada inscrito pode escolher até duas opções de curso em instituições localizadas em 26 unidades federativas. Rondônia é o único estado que não ofertará vagas pelo sistema.
O resultado da chamada regular está previsto para o dia 29 de janeiro. As matrículas dos aprovados começam a partir de 2 de fevereiro. Já o prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
Até o encerramento das inscrições, os candidatos ainda podem consultar as notas de corte e a relação completa de vagas disponíveis no site oficial do programa.
Cronograma do Sisu 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
- Matrículas: a partir de 2 de fevereiro
- Lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Com informações do portal g1.
