Confecção de tapetes de Corpus Christi depende de condições climáticas

A Paróquia São João Batista de Santo Augusto realiza nesta quinta-feira, 19 de junho, a tradicional celebração de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário da Igreja Católica. A programação inclui Santa Missa na Igreja Matriz e procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Uma das marcas mais esperadas da celebração — os tapetes coloridos confeccionados pelos fiéis — será realizada apenas se as condições climáticas forem favoráveis. Segundo o cônego Jocemar Fontana, a decisão final será tomada na véspera ou no próprio dia do evento. “Estamos preparados para celebrar com ou sem os tapetes. O mais importante é a participação da comunidade e a vivência da fé”, afirma.

Os tapetes são produzidos tradicionalmente com serragem, pó de café, sal colorido e outros materiais, e simbolizam a acolhida da comunidade ao Corpo de Cristo.

Mesmo com a indefinição quanto ao clima, a Paróquia reforça o convite para que todos participem. “Corpus Christi é um momento de demonstrar nossa fé na Eucaristia e de renovar nosso compromisso cristão com a solidariedade e o amor ao próximo”, destaca o sacerdote.

A celebração seguirá normalmente com a missa e a devoção ao Santíssimo Sacramento, que ocorrerá mesmo em caso de chuva — embora, nesse cenário, sem os tapetes tradicionais.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.