Sorrir é um ato contagioso, que demonstra simpatia, gentileza e está diretamente relacionada à autoestima; é uma expressão capaz de movimentar até 84 músculos, quando feito concomitante ao processo de conversação. Uma simples ação, com enormes benefícios, que podem ser adotados como um afago à alma. Entretanto, exige cuidados. Para cuidar o cartão postal do corpo, é preciso buscar profissionais capacitados, munidos de alta tecnologia, além de dedicação própria, sem negligenciar a saúde bucal.
A cirurgiã dentista, Ana Maria G. Zakszeski Cadore, atuante há mais de 10 anos na área, explica que por trás de um belo sorriso existe uma pessoa mais confiante. “Pesquisas indicam que a saúde bucal em dia, e alguns casos tratamentos estéticos com naturalidade, geram uma ótima primeira impressão, melhor aceitação na vida social e até mesmo maior sucesso na aquisição da vaga de emprego”, garante ela.
Contudo, para atingir tal patamar é necessário investir desde cedo nos cuidados com o seu sorriso. “O conceito de beleza vai muito além do que vemos no espelho. Hoje é sabido que o primeiro ponto que olhamos no rosto de uma pessoa é o sorriso. Então, o cuidado com o sorriso desde a infância pode gerar adolescentes e adultos mais confiantes, seguros e felizes com a sua autoestima, tendo reflexos muito positivos na vida social, profissional e em outras áreas importantes”, colocou.
Dia Mundial do Dentista
Além de comemorar o Dia do Sorriso, na próxima terça-feira, 03 de outubro, também se comemora o Dia Mundial do Dentista, que apesar de lincados, tem seu reconhecimento celebrado em datas distintas. No Brasil, a data nacional atribuída ao profissional ao dia 25 de outubro. A mesma foi escolhida por coincidir com o decreto que originou os primeiros cursos de odontologia no Brasil.
Ana Maria conta que sempre teve preferência para a área da saúde. Porém, a paixão pela odontologia vem de família. “A decisão veio ao acompanhar a rotina odontológica da minha prima, que me inspirou a cuidar do sorriso das pessoas. Hoje, tenho o prazer de trabalharmos juntos na minha clínica e podermos dar seguimento a esse legado de cuidado com o próximo”, conta ela.
Ainda segundo ela, nem tudo são flores na vida de um dentista, muito pelo contrário. Além da necessidade de atualização constante, também é necessário atentar para a importância da ética e profissionalismo. “Hoje em dia a comercialização dos serviços e a abertura de inúmeras clínicas de caráter popular, que pecam, deixando de lado o real objetivo da nossa profissão, que é promover a saúde bucal antes de mais nada. Porém, vejo como o maior desafio, a importância de desenvolvermos a nossa missão como odontólogos com ética e profissionalismo.
A odontologia é capaz de transformar vidas, devolver a alegria e causar efeitos inimagináveis no dia-a-dia das pessoas. Poder sorrir, evidenciar suas conquistas com um belo sorriso é algo que muitos ainda não fazem com frequência. “Tenho pacientes que dizem que deixaram de sorrir por vergonha dos dentes”, diz Ana Maria. Conforme ela, um procedimento de colocação de facetas de resina, em uma paciente, é prova disso. “Tive inúmeros pacientes que foram marcantes, pessoas maravilhosas, uma paciente em específico foi diferente. Ela morava em outra cidade e tinha o sonho de melhorar o seu sorriso. E em uma oportunidade veio a Santo Augusto para realizar o tratamento comigo. Durante o procedimento, ela ficou muito emocionada e ao ver o resultado final do trabalho de facetas em resina, as lágrimas rolaram soltas. Foi muito gratificante ver a alegria dela, o quanto ela ficou radiante e perdeu o medo de mostrar o seu sorriso”, recordou. “Tenho muito orgulho de deixar marcas positivas na vida dos meus pacientes”, concluiu.
Por, Karine Vieira.