Tenente Portela confirma 2º óbito por dengue

No Estado, quatro pessoas já perderam a vida em decorrência da doença

Com mais de 1.700 casos de dengue confirmados, Tenente Portela confirmou mais um óbito em decorrência da doença.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, confirmou na tarde de ontem segunda-feira, 19, o segundo óbito por dengue em Tenente Portela. Trata-se de uma mulher, de 64 anos, residente no município. Ela estava internada no Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen, e apresentava graves comorbidades. O óbito, ocorreu no último dia 15.
Até o momento, o Rio Grande do Sul registra quatro óbitos em decorrência da dengue, sendo dois em Tenente Portela, um em Santa Rosa e outro em Santa Cruz do Sul.
PREVENÇÃO: Limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências. É fundamental a e eliminação dos recipientes com água parada. Estas ações impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida do transmissor da dengue. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.
SINTOMAS: nos primeiros sintomas de dengue, é importante que se busque atendimento médico nos serviços de saúde. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença. Os principais sintomas são: febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retroorbital (atrás dos olhos); dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Leave a comment