Redentora estuda decretar situação de emergência em virtude da dengue

Uma reunião ocorrida na manhã de hoje, sexta-feira, 23 de fevereiro, no gabinete do prefeito de Redentora, discutiu a elaboração de um processo de decretação de situação de emergência no município, em virtude do significativo dos casos de dengue. Conforme informações do Governo do Estado, o município registra cerca de 105 casos da doença. Porém, este número deve ser ainda mais elevado, tendo em vista a demora do Estado em contabilizar casos. No último anúncio, o município somava o total de 120.

Ainda ontem, quinta-feira, 22 de fevereiro, um encontro com integrantes da Secretaria da Saúde do Estado no município trouxe maiores orientações sobre o enfrentamento da dengue para a comunidade. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu diversas atuoridades, além dos representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e do programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz.

Na oportunidade, o diretor adjunto da Vigilância em Saúde do Estado, Marcelo Valandro, salienotu que a região enfrenta uma situação preocupante. “A Vigilância em Saúde está focando o trabalho em auxiliar as comunidades no direcionamento de esforços para atender a população e garantir que não tenhamos óbitos causados pela Dengue”, disse. Ele ainda ressaltou a importância de procurar atendimento médico. “Temos que buscar o atendimento e não negligenciar os sintomas. A hidratação é a principal medida que devemos tomar. Também precisamos adaptar a rede de Saúde para atender os casos de Dengue. Precisamos agir em todas as frentes. Todos precisam fazer a sua parte para evitar a contaminação”, concluiu.

O prefeito Malberk lembrou que até mesmo uma tampinha de garrafa deixada no pátio pode acumular água da chuva e se transformar num foco do mosquito transmissor da Dengue. “Nesse sentido, todos nós somos responsáveis de checar os locais que acumulam água”, afirmou.

Leave a comment