Mpox: tem caso confirmado em Passo Fundo

Na última sexta-feira, 16, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), informou que o Estado possui cinco casos de Mpox. Entre esses casos, um deles é de Passo Fundo, outro de Gravataí, e os demais são residentes de Porto Alegre. Um dos pacientes reside em São Paulo e apenas fez o teste na cidade. 

Segundo informações da Secretaria da Saúde de Passo Fundo, o paciente local não apresentou complicações e não há casos suspeitos na cidade. Após uma viagem a São Paulo em julho, ele consultou com uma empresa privada e permaneceu em isolamento pelo período necessário e agora passa bem. 

A doença trata-se de uma zoonose, a sua transmissão para humanos pode ocorrer entre o contato com animais silvestres infectados, materiais contaminados com o vírus, ou por uma pessoa infectada. Todos os casos registrados até o momento foram causados pela cepa anterior do vírus e não pela nova variante da Mpox (Clade 1b), que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência sanitária na última quarta-feira, 14 de agosto.

 

Leave a comment