A primeira vítima de 71 anos infectada pela nova variante, já está curada
A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (17), que já não descartavam a possibilidade da nova variante da Omicron já estar circulando de forma silenciosa pelo país.
“De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho”, diz em nota, o Ministério da Saúde.
A vítima, residente na capital de São Paulo, era uma mulher de 71 anos, a qual apresentou sintomas compatíveis com a Covid-19 no dia 30 de julho. A paciente infectada tinha seu esquema vacinal completo, o que reforça a necessidade de imunização.
Esta nova variante, nomeada Éris, já foi identificada em 51 países, e apresenta mutações em relações as outras variantes, ela tem maior capacidade de transmissão e de escape imune.
Desta maneira, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda as autoridades da saúde nos âmbitos federais, estaduais e municipais para que reforcem a necessidade de imunização, já que a nova variante apresenta mutações. As ações têm como foco a detecção precoce de mudança no cenário epidemiológico.
Fonte: Jornal do Commercio