São Martinho é referência leiteira no RS e conquista prêmio

A Granja Saling, de Rude e Maria Saling, situada na localidade de Esquina Wachter, no município de São Martinho, obteve destaque no 1º Prêmio de Referência Leiteira, divulgado durante a Expointer 2022. A propriedade são-martinhense conquistou o segundo lugar na categoria Produtividade da Terra, com 39.932 litros de leite por hectare/ano.
“Fiquei muito emocionada, para nós foi uma felicidade ganhar este prêmio”, disse Maria Saling.
Entre os meses de junho de 2021 e julho de 2022 as propriedades concorrentes foram acompanhadas e dados foram coletados. A produtividade da terra foi examinada por meio da quantidade de litros produzidos por ano em relação à área utilizada (litros/hectare/ano). Foram levados em consideração aspectos como uso das áreas pelo gado leiteiro, mão de obra utilizada, volume e qualidade do leite.
O prêmio foi aberto a todas as propriedades leiteiras do Rio Grande do Sul, independentemente de porte, vinculada à indústria estabelecida no Estado. Ao todo, 107 propriedades, de 52 municípios, inscreveram-se no prêmio.
São Martinho chamou a atenção pelo número de participantes. Além dos Saling, também marcaram presença as propriedades de Elizandro Zwirtes, Thiago Simon e Andre Ritter.
A premiação, promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar e Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) aconteceu no dia 31 de agosto, com o intuito de reconhecer as propriedades que se destacam em eficiência produtiva e qualidade do leite.
O Prêmio Referência Leiteira avaliou três categorias: Produtividade da Terra, Qualidade do Leite e Produtividade da Mão de Obra. Cada uma dessas categorias premiou três propriedades, com uma premiação geral resultante do somatório de pontos das três categorias.

Leave a comment