Municípios da região assinam convênios com o Estado para reconstrução de estradas rurais

Esperança do Sul, Santo Augusto, São Valério do Sul e Sede Nova estão entre os contemplados

Representantes de 51 municípios lotaram o auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na tarde da última quinta-feira, 10 de julho, para a assinatura de convênios com o governo do Estado. Cada cidade poderá receber até R$ 300 mil para investir na reconstrução de estradas rurais danificadas pelas enchentes de 2024. O programa é desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul, executado por meio da Seapi, e destina recursos a municípios que decretaram situação de emergência em razão dos eventos climáticos de abril e maio do ano passado.

Da Região Celeiro, dessa vez, quatro municípios aderiram ao convênio, Esperança do Sul, Santo Augusto, São Valério do Sul e Sede Nova. Em outras oportunidades, já aderiram: Barra do Guarita, Bom Progresso, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Derrubadas, Inhacorá, Miraguaí, São Martinho, Tiradentes do Sul e Vista Gaúcha. Ao todo, de acordo com informações do Governo do Estado, 273 municípios já firmaram convênio, entre os 356 inscritos no edital. Os recursos, que somam quase R$ 107 milhões, são provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). As demais cidades contempladas seguem com a tramitação dos processos para posterior assinatura.

O valor pode ser utilizado para a contratação de horas-máquina de equipamentos como trator de esteira, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão, motoniveladora (patrola), pá carregadeira e caminhão prancha. Também é possível adquirir insumos como brita, saibro e cascalho, conforme os planos de trabalho enviados pelas prefeituras e aprovados pela área técnica da Seapi.

Recuperação

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destacou que o governo estadual tem atuado de forma intensa na reconstrução do Estado. Segundo ele, a iniciativa é um dos exemplos concretos do Plano Rio Grande, que está estruturado em diversos eixos de atuação, entre eles o de Recuperação. “Estamos muito felizes em garantir esses investimentos e certos de que os recursos se transformarão em melhores serviços públicos para a população local”, salientou.

O superintendente Administrativo e Financeiro da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Antonio da Silva, ressaltou a relevância dos investimentos para os municípios atingidos. “Represento aqui a nossa presidente, Adriane de Oliveira, e quero destacar a importância desses recursos. O dinheiro está chegando na ponta, e isso faz muita diferença. Ajuda muito quando o Estado cumpre seu papel — e hoje tivemos mais uma demonstração disso”.

O prefeito de Esperança do Sul, um dos municípios a assinar o convênio na última quinta-feira, afirmou que o investimento irá garantir mais qualidade de vida às comunidades interioranas. “Este investimento é mais um passo importante para garantir qualidade de vida a quem vive no interior e depende diariamente das estradas para produzir, trabalhar e se locomover. Estamos comprometidos em buscar melhorias concretas que valorizem o nosso meio rural e impulsionem o desenvolvimento de Esperança do Sul”, afirmou.

Leave a comment