Governador sobrevoa Região Celeiro para vistoriar estragos causados por temporal

Na manhã desta sexta-feira, 14 de julho, o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Gabriel Souza, sobrevoou os municípios de Campo Novo, Sede Nova e Humaitá, na região Celeiro do Rio Grande do Sul, onde esteve nos principais pontos afetados pelo vendaval que atingiu a região na última quarta-feira, 12 de julho. O gestor estava acompanhado do chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, Souza, do secretário de desenvolvimento, Ernani Polo, do deputado estadual Aloísio Classmann e outras autoridades.

Em Campo Novo o gestor foi recepcionado pelo prefeito municipal, Pedro dos Santos, a vice-prefeita, Marciélli dos Reis, vereadores e autoridades. No local, o governador Gabriel de Souza visitou o Bairro Progresso, um dos pontos mais afestados do município, oportunidade em que conversou com a comunidade local. Em entrevista, ele se disse solidário com a população e garantiu auxílio para as famílias de baixa renda.

Após, a comitiva seguiu para Sede Nova, onde também foi recepcionada por autoridades. No local, Gabriel esteve no Salão Paroquial, onde estão concentrado os principais esforços de recolhimento de donativos e abrigo aos desalojados, além da presença de equipes da Brigada Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Quartel e outros. Neste, Gabriel também buscou visitar todos os espaços, sempre ouvindo as pessoas que ali se encontravam. “Estamos aqui iniciamente para trazer a nossa solidariedade do governo do Estado, e também, junto com o coordenador estadual da defesa civil, organizar ações mais imediatas”, disse.

Segundo dados da própria defesa civil, em Sede Nova, cerca de 540 casas foram atingidas pelo temporal, destas duas restaram destruídas por completo e outras três colapsadas. O governador Gabriel salientou que no momento, a principal preocupação é com as mais de 400 pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas no município. “Precisamos prestar auxilio imediato”, declarou. Ele enfatizou ainda a chegada de mantimentos e de auxílio posta pela defesa civil, com a disponibilização de alimentos, materiais de higiene e limpeza, cobertores e outros.

Conforme o tenete Cristiano, da defesa civil, um decreto de situação de calamidade pública foi elaborado. Nas próximas horas deve ser homologado pelo Estado e tão logo isso aconteça, deve ser encaminhado ao governo federal para reconhecimento.

https://jornaloceleiro.com.br/destaque/temporal-atinge-regiao-e-deixa-estragos/

 

Leave a comment