Iniciou nesta segunda-feira, 02 de dezembro, mais uma edição da Consulta Popular do Rio Grande do Sul. Através do processo, que ocorre apenas de forma on-lie, os cidadãos votam para definir prioridades de interesse regional que receberão recursos do orçamento estadual.
Os eleitores poderão escolher três propostas entre as seis apresentadas. Elas foram definidas, a partir de discussões promovidas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) de cada região do Estado. As três propostas que receberem mais votos, serão eleitas e vão receber os recursos financeiros.
Para o Corede Celeiro – que abrange os 21 municípios da Região Celeiro – o recurso destinado é de R$ 2.042.857,14, podendo haver um valor extra a depender da participação proporcional ao eleitorado. Nos dois últimos anos a região conquistou a premiação extra de R$ 1 milhão com a maior votação proporcional do Estado.
A proposta de rateio dos valores também foi aprovada durante a assembleia. Recebem valores os três projetos mais votados na proporção de 40% para o primeiro colocado e 30% os outros dois. A distribuição entre os municípios também ocorre, em parte, de forma proporcional à participação dos eleitores, com valorização também aos primeiros colocados. Ao menos 2% do eleitorado de uma cidade precisa ser mobilizado para que o município fique habilitado.
A votação acontece até o dia 06 de dezembro, sexta-feira.