Comitiva da região percorrerá mais de 600km conduzindo a centelha
Na manhã do último sábado, 19 de agosto, foi acesa a Chama Crioula, dando início aos festejos farroupilhas deste ano. O evento realizado no município de Cristal, aconteceu em frente à casa onde viveu o general Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos. Uma delegação, representando a 20ª Região Tradicionalista (RT) participou do momento simbólico. Neste ano, em virtude da previsão do mau tempo, pela primeira vez, geração e distribuição ocorreram no mesmo dia.
As três prendas de Três Passos que integram a gestão estadual, Cristina Kunzler Diemer (2ª Prenda Adulta do RS), Laura Braseiro Schweigert (1ª Prenda Juvenil do RS) e Kelli Pletsch (1ª Prenda Mirim do RS), participaram da solenidade. Elas estavam acompanhadas do coordenador da 20ª RT, Armin Voos Júnior, do vice-coordenador e diretor do departamento de cavalgadas, Giordano Fornari, além do patrão do CTG Missioneiros dos Pampas, Giovane Diemer, do homenageado pelo CTG na distribuição da Chama Crioula de 2023 na região, o ex-patrão Celso Scheer.
Segundo informações, uma comitiva de 11 pessoas estará cumprindo o trajeto de 630km, entre Cristal e Três Passos, até o dia 7 de setembro, quando acontecerá o evento no âmbito da 20ª RT, junto ao CTG Missioneiro dos Pampas, para distribuição da Centelha da Chama Crioula para as entidades que integram a regional. O trajeto é majoritariamente feito cavalo e deve percorrer longas distâncias nos próximos dias.
Em contato com o vice-coordenador e diretor da 20ª RT, Jordano Bruno Fornari, que integra a comitiva de cavalarianos, o mesmo disse que o grupo está acompanhado integrantes da 5ª Região Tradicionalista e que hoje participarão de uma de distribuição em Rio Pardo. “A partir de amanhã estaremos em Sobradinho, rumando direto a Três Passos”, colocou.
Ainda conforme ele, até a data do contato (quinta-feira, 24 de agosto), 170km já haviam sido percorridos, sendo que as cavalgadas acontecem apenas na manhã e durante seis horas por dia. “À tarde folgamos”, complementou.
Dos 630Km que separam Cristal de Três Passos, 510 serão feitos à pata de cavalo. “Temos um trecho que é rui para se percorrer a cavalo, então um o pouco mais que 100Km serão feitos de condução. E até para que possamos chega em tempo hábil”, explicou Fornari.
Além do grupo de cavalarianos, que conduzem a centelha, há também uma equipe de apoio, a qual é responsável pelo planejamento da viagem, e vai à frente em carros ou caminhões, montando acampamentos e preparando refeições.
O coordenador da 20ª RT, Army João Voos Júnior, se diz muito contente com a participação dos representantes regionais. “Ano passado já buscamos a centelha e Canguçu, e neste ano, mais uma vez a pata de cavalo trazendo nosso símbolo maior, que é a Chama Crioula, que será distribuída aos demais municípios da Região Tradicionalista no dia 08. Estamos muito contentes com a disponibilidades destes tradicionalistas em trazer o nosso maior símbolo”, colocou.