BRAGA: Portela deixa o cargo e Elemar assume
O prefeito de Braga Luis Carlos Balestrin (Portela) teve de deixar o cargo de gestor durante essa semana. O motivo, uma condenação na esfera civil, que transitou em julgado junto a Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com a decisão, ele teve os seus direitos políticos suspensos e com isso, não pode mais ocupar cargos eletivos em esfera pública. Diante da situação, o vice-prefeito, Elemar Pilger, assume como prefeito.
Segundo Portela, o caso aconteceu em 2008 e envolve o porte de uma arma de fogo. A pena foi de 2 anos e cinco meses, a qual foi revertida em trabalho comunitário.
Questionado como se sente com o fato, Portela diz que sai com a cabeça erguida e a certeza de que fez um bom trabalho. “Nós temos um monte de obras em execução. O nosso projeto não sofre grandes alterações, pois o Elemar dará continuidade. Saio de cabeça erguida, sabendo que não estou me afastando por irregularidades no meu mandato. Claro que a gente fica chateado. Mas estou com a sensação de dever cumprido”, concluiu. Ele ainda divulgou que deixa cerca de R$ 3,5 milhões de recursos em caixa, entre livre e vinculados, os quais devem ser investidos em obras em prol do município.
Portela estava em viagem quando foi comunicado da decisão. Ele logo retornou a Braga, onde foi recepcionado com ato promovido por apoiadores, ocorrido na noite de terça-feira, 29 de novembro. “Foi surpreendente e emocionante. É um reconhecimento pelo trabalho, pelo respeito que eu sempre tratei a todos. Fiquei envaidecido”, concluiu.