A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP) deflagrou, na terça-feira, 22 de julho, a Operação 172° – Desmanche, no município de Santo Augusto. A ação teve como objetivo averiguar o funcionamento de estabelecimentos suspeitos de atuar irregularmente no desmonte de veículos.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de fiscalização em quatro alvos apontados como possíveis desmanches clandestinos. As equipes realizaram inspeções minuciosas em peças e materiais automotivos, com foco na identificação de veículos roubados, adulterações e comercialização ilegal de componentes.
Além das inspeções, pessoas foram ouvidas pelas autoridades para auxiliar nas investigações. A ação contou com a participação de diversos órgãos da segurança pública e apoio técnico.
Ao todo, participaram da operação 23 servidores da Brigada Militar; 11 servidores da SSP/RS; 3 servidores da Polícia Civil; 2 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP); 3 servidores do Detran-RS; 4 servidores do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); e 2 servidores da empresa RGE.
A operação integra uma série de ações coordenadas pela SSP com o intuito de combater crimes relacionados ao furto, roubo e adulteração de veículos, além de garantir maior segurança à população e coibir atividades ilícitas no setor automotivo.
Reportagem em atualização.
Informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado.