Santo-augustense mora no Catar há 13 anos e conta como foi a preparação para o maior evento esportista do mundo
Uma copa para marcar a história. A primeira copa em solo árabe promete tornar-se um marco do Oriente Médio, revelando ao mundo as singularidades do Catar. A Copa do Mundo 2022 começou oficialmente no último domingo, 20 de novembro, e irá até o próximo dia 18 de dezembro, tempo suficiente para eleger o melhor do mundo.
Com pouco mais de 11,6 mil km², o Catar é um pequeno país localizado no continente asiático, tendo uma população estimada em 3 milhões de pessoas – números bem diferentes dos sediadores anteriores da Copa do Mundo, Rússia e Brasil. A capital, Doha, local da maioria dos jogos, é mundialmente conhecida por sua arquitetura inspirada no antigo design islâmico. Arranha-céus molduram a paisagem local, demonstrando a potencialidade do povo do Catar.
Nas ruas, o resultado de uma preparação que perdurou por anos no país. Mudanças em ruas, construções, tudo para receber o maior evento esportista do Mundo. Organização essa, que pode ter refletido diretamente nos preços, dando a Copa do Mundo 2022 o rótulo de uma das mais caras já realizadas.
O piloto de avião, natural de Santo Augusto, Vinicius Alegretti Lazzari, residente na Capital do País há 13 anos, conta que o país passou por uma verdadeira transformação, que mudou as cidades. “Construíram metrô, um aeroporto novo, refizeram a malha viária de toda a cidade, verdadeiras cidades para receber os turistas. As reformas aqui são muito rápidas. A expectativa do povo era muito grande, pois trouxe visibilidade para o país”, colocou.
Apesar de não ter participado da abertura oficial da Copa do Mundo 2022, Vinicius conta que a organização foi bem fiel em termos de representação do país. “Acho que a abertura da Copa foi bem honesta. Eles tentaram demonstrar a sua cultura e fizeram um resgate com as mascotes de outras Copas, além de trazerem músicas de outros países. Então foi uma cerimônia curta, com a presença de talentos locais, mas que demonstrou a cultura do Qatar”, opinou.
Segundo ele as pessoas podem esperar uma copa surpreendente. “Quem vier visitar, não terá de percorrer grandes distâncias para acompanhar aos jogos. O país é pequeno e o sistema de metrô consegue levar o turista para todos os cantos, em pouco tempo. Na compra do ingresso, você ganha uma espécie de cartão, chamado Hayya Card, que dá acesso gratuito aos metrôs, ônibus, eventos fechados e outros, é como se fosse o visto para entrada no país”, disse.
Ainda conforme o piloto, nas ruas é possível ver mais pessoas do que o habitual, além de uma grande diversidade de cores, produzidas pelas camisetas de times, exibidas pelos turistas que estão no país para a Copa do Mundo 2022. “Todos os dias vemos pessoas diferentes. A recepção está sendo muito boa”, concluiu.
Vinicius já garantiu os ingressos para o primeiro e o terceiro jogo do Brasil, o que aconteceu na quinta-feira, 24 de novembro, e 02 de dezembro. “Para os demais, preciso esperar sair a escala do trabalho para ver se poderei assistir”, projetou. Segundo ele, há uma alta procura pelos ingressos. “O ingresso está difícil conseguir pelo site. Nós conseguimos para os jogos porque compramos com bastante antecedência. Fomos tentar comprar para assistir a abertura da Copa e não conseguimos”, finalizou.
COMIDA, BEBIDA E OS PREÇOS
Com ideais bem conservadores, o Catar possuí uma cultura bem diferente do que é costumeiro, por isso, tem recebido duras críticas. Entre eles, o fato de não permitir bebida alcoólica nos estádios. Contudo, de acordo com Vinicius, há os fan fests, locais onde o consumo é permitido, além de fornecer telões para assistir aos jogos. Nos fan fests, um copo de cerveja de 0,5l, por exemplo, custa cerca de R$75.
Outro fato mencionado por Vinicius é com relação a acomodações e comidas. Segundo ele, o fato de que o Catar estar localizado no meio do globo, necessitar de uma viagem de caráter internacional para chegar ao pequeno país, acaba se tornando mais caro. “O Catar fica cerca de 15h do Brasil, então é uma distância bem considerável, sem falar que é uma viagem internacional. Além de que o país se preparou muito para esse evento, é o momento do Catar, da cultura do Catar, e, logicamente, se aumenta a procura, os preços sobem”, considerou o profissional.
A moeda corrente do Qatar é o rial do Qatar. 1U$ culta cerca de 3,65 rial Qatar.
REGRAS E RESPEITO À CULTURA
O Catar é tido como um país muito seguro, onde as leis de fato funcionam. “É um local calmo de se viver. Claro que é preciso cumprir algumas regras básicas, como respeitar a religião deles. Tanto mulheres, quanto homens, precisam cobrir o ombro e acima do joelho. As leis aqui são efetivas e funcionam. Por exemplo, se você for pego embriagado ao volante, vai preso imediatamente. Se furar o sinal vermelho, a multa ficar em torno de R$ 7 mil”, finalizou.
A TEMPERATURA
A temperatura foi justamente o fator pelo qual, pela primeira vez na história, uma Copa do Mundo acontece em meados de novembro. No oriente médio, o verão acontece durante o meio do ano, quando as temperaturas se aproximam dos 50°C. Nestes dias, os termômetros são mais amenos, registrando mínimas de 10°C e máximas de 25°C, o que é considerado pelos brasileiros um clima agradável.