Nesta quinta-feira, 7 de agosto, data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, Ivanete Batista, procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores, o presidente do Legislativo, Maurício Duarte, e a assessora jurídica Larissa Boeira estiveram no estúdio da Rádio Ciranda para convidar a comunidade a participar de uma roda de conversa nesta sexta-feira (8), às 15 horas, no Centro de Cultura Benedito de Castro.
O evento abordará a violência contra a mulher e marcará o lançamento de uma cartilha informativa que reúne dados nacionais, estaduais e municipais, além de explicar os tipos de violência e disponibilizar contatos úteis para denúncias. Durante a programação, também serão distribuídos adesivos alusivos à causa.
Em Santo Augusto, entre janeiro e junho deste ano, foram expedidas 120 medidas protetivas, segundo dados do Painel de Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça. No Rio Grande do Sul, dados atualizados em 2 de julho pelo SIP/PROCERGS apontam números alarmantes: 15.818 casos de ameaça, 9.285 de lesão corporal, 1.054 de estupro, 134 tentativas de feminicídio e 36 feminicídios consumados, totalizando 26.327 registros de violência contra mulheres apenas no primeiro semestre de 2025.