Trump afirma que EUA realizaram ataque em larga escala na Venezuela e que Nicolás Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3), por meio de sua rede social, que o país realizou um “ataque em larga escala” contra a Venezuela e que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, teria sido capturado e levado para fora do país junto com a esposa. Segundo a publicação, a operação contou com a participação das forças de segurança norte-americanas, e uma coletiva de imprensa estaria marcada para as 11h (horário local) em Mar-a-Lago.

De acordo com relatos de testemunhas à agência Reuters, explosões, ruídos intensos e colunas de fumaça foram registrados nas primeiras horas da manhã em Caracas, capital venezuelana. A região sul da cidade, próxima a uma importante base militar, ficou sem fornecimento de energia elétrica após os episódios.

Em nota oficial, o governo da Venezuela confirmou que Caracas e os estados de Miranda, Aragua e La Guaira teriam sido alvo de uma “agressão militar” dos Estados Unidos. Ainda conforme o comunicado, o suposto objetivo da ação seria assumir o controle das reservas de petróleo e minerais do país.

Após os registros das explosões, Nicolás Maduro teria decretado estado de emergência nacional e determinado a mobilização das Forças Armadas venezuelanas, diante da possibilidade de uma “luta armada”.

Donald Trump já vinha adotando um discurso duro em relação ao governo venezuelano, com promessas recorrentes de operações terrestres no país. As medidas citadas ao longo dos últimos meses incluem sanções ampliadas, aumento da presença militar dos Estados Unidos na região e ações contra embarcações suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas no Oceano Pacífico e no mar do Caribe.

Até o momento, não há confirmação independente sobre a captura de Nicolás Maduro, e autoridades internacionais acompanham a situação com cautela.

Com informações do portal R7.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.