Os próximos sete dias permanecerão frios, com umidade e chuva no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 24/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Nesta sexta-feira, 16 de junho, o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. Amanhã, sábado, 17 de junho, e domingo, 18, presença de uma massa de seco e frio manterá o tempo firme, com declínio das temperaturas e formação de geadas, especialmente no Planalto, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra.
Na segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, o ar frio seguirá predominando, e o ingresso de umidade deverá provocar chuvas isoladas na maioria das regiões. Na quarta-feira, 21, a propagação de uma nova área de baixa pressão vai provocar chuva em todo o Rio Grande do Sul, com risco de tempestades isoladas – o dia marca a chegada do inverno.
Os volumes previstos deverão oscilar entre 20 e 40 mm na maioria dos municípios da Metade Sul. No restante do Estado, os totais esperados deverão variar entre 50 e 80 mm, podendo superar 125 mm em diversas localidades da Serra do Nordeste e do Litoral Norte. Na fração geográfica da Região Celeiro, a variação pluviométrica deve ficar entre 30 e 50 mm.