A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Santo Augusto divulgou, nesta terça-feira (10), uma nota de esclarecimento a respeito de informações que circularam nas redes sociais sobre supostas ameaças de atentados contra escolas do município, relacionadas ao início do ano letivo.
Conforme a Secretaria, o caso está sendo devidamente apurado pelo Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), órgão vinculado ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A SME reforça que a situação está sendo tratada com seriedade e dentro dos trâmites legais.
Ainda de acordo com a nota, todas as medidas legais e preventivas necessárias já foram adotadas, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos, dos profissionais da educação e de toda a comunidade escolar.
A Secretaria Municipal de Educação informou também que segue acompanhando permanentemente a situação, mantendo articulação constante com os órgãos competentes, priorizando o bem-estar e a tranquilidade das famílias e da comunidade escolar.
Confira a Nota:
✍️ Nota de Esclarecimento nº 1/2026 – SME ⚠️
👉 A Secretaria Municipal de Educação de Santo Augusto vem a público esclarecer que, em relação às recentes informações divulgadas em redes sociais acerca de supostas ameaças de atentados contra as escolas, previstas para o início do ano letivo, informa que:
1️⃣. O fato está sendo devidamente apurado pelo Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul;
2️⃣. Todas as medidas legais e preventivas necessárias para garantir a segurança dos alunos, profissionais da educação e da comunidade escolar já foram adotadas.
👁️ Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Educação permanece acompanhando a situação de forma permanente, em articulação com os órgãos competentes, prezando pela segurança e pelo bem-estar de toda a comunidade escolar.
Santo Augusto, 10 de fevereiro de 2026.
Atenciosamente,
Eliane Teresinha Paier
Secretária Municipal de Educação.
