Semana começa com sol, mas há previsão de temporais já na terça-feira

O primeiro dia de agosto começará com tempo firme em todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas mais baixas e risco para geada na região da Serra. Mas o clima muda já na terça-feira (2), conforme a Climatempo, com instabilidade e temporais em partes do Estado.

Nesta segunda, as temperaturas estarão mais baixas com relação aos dias anteriores por conta da uma  massa de ar frio. Ainda que esta massa esteja mais na direção do mar, ela influenciará diretamente nos termômetros. Em Porto Alegre, a mínima será de 11ºC com máxima de 21ºC. Mas em Erechim, por exemplo, a mínima será de 5ºC, com a máxima não passando dos 19ºC.

Tudo muda na terça-feira (2) com o avanço de uma frente fria, aliada à uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Oeste gaúcho, um corredor de umidade que vem da Região Norte do país e instabilidades em altitude. Com isso, a partir da tarde, são esperadas chuvas para o Rio Grande do Sul. As instabilidades surgirão como fortes pancadas e temporais na Fronteira Oeste, Campanha e no Sul e no Centro Sul.

Há condições também de rajadas de vento e até queda de granizo. A Capital terá muitas nuvens ao longo da terça-feira. Em Bagé, as chuvas são intercaladas com períodos de tempo nublado, com mínima de 9°C e máxima de 19°C. No Norte do Estado não há previsão de chuva na terça.

Na quarta-feira (3), a frente fria avança mais pelo Rio Grande do Sul, e junto com a umidade que vem da Amazônia e mais uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul do país, trará mais chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul. Com instabilidades a qualquer hora na Campanha e no Sul, com acumulados elevados nessas áreas e também na Fronteira Oeste, onde o risco também é maior para queda de granizo. Em Porto Alegre, as chuvas serão intercaladas com períodos de tempo nublado. A mínima sobe e ficará nos 15°C, com máxima de 22°C na Capital. Em Santa Rosa, a situação será parecida, mas com a máxima alcançando os 25ºC.

Ao longo desses dias as temperaturas ficam baixas, pois além do tempo mais fechado, há o avanço de uma massa de ar de origem polar, vindo na retaguarda da frente fria. Entre os dias 5 e 9 de agosto, outras instabilidades se formarão e mais uma frente fria trará chuva para o Norte e para parte do Leste do Rio Grande do Sul.

Informações: GZH

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.