Santo Augusto prepara Semana Municipal da Paz 2025 com foco no enfrentamento à violência contra a mulher
A Administração Municipal de Santo Augusto realiza, em novembro, a Semana Municipal da Paz 2025, iniciativa que une esforços do sistema de Justiça, da rede socioassistencial e de entidades parceiras para fortalecer ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência de gênero. A campanha integra as mobilizações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, lembrado em 25 de novembro, e as ações da Semana da Justiça pela Paz em Casa, desenvolvida nacionalmente pelo Judiciário.
A data, instituída pela ONU em homenagem às irmãs Mirabal, marca o início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, movimento mundial que segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em Santo Augusto, a mobilização é coordenada pela Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com apoio da Comarca local, por meio da 2ª Vara Judicial.
As ações também dialogam com o programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove mutirões para agilizar processos da Lei Maria da Penha e estimula iniciativas de educação e sensibilização sobre violência doméstica. Este conjunto de esforços dá origem à campanha municipal 2025, que traz o lema “Paz começa em casa: Por elas, por nós.” O movimento reúne SMS, SME, SECUT, Ministério Público, Delegacia de Polícia, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Hospital Bom Pastor, OAB, Defensoria Pública e Câmara de Vereadores/Procuradoria da Mulher.
Programação
Segunda-feira, 24 de novembro – Mobilização Comunitária
A semana inicia com entrevistas e divulgação da agenda em veículos de comunicação, incluindo participação na Rádio Ciranda pela manhã. Em seguida, equipes realizam uma blitz educativa com distribuição de materiais informativos e orientações sobre canais de denúncia, reforçando o número 180. A ação ocorrerá em locais de grande circulação, como repartições públicas, escolas, unidades de saúde e comércio. Totens informativos também serão instalados em pontos estratégicos da cidade, ampliando a visibilidade da campanha.
Quarta-feira, 26 de novembro – Ação de Visibilidade
A partir das 9h, na Praça Pompílio Silva, ocorre o lançamento oficial da campanha, com ato simbólico, pronunciamentos institucionais e a entrega do Banco Vermelho, símbolo internacional de enfrentamento aos feminicídios.
Logo após, às 9h30, será realizada a oficina Resolução de Conflitos sem Violência.
Toda a ação contará com cobertura completa da Rádio Ciranda e do Jornal O Celeiro, que acompanharão o evento e a oficina temática.
