Santo Augusto é o primeiro município do Brasil a assinar contratos do Minha Casa, Minha Vida – Sistema Pulverizado
Na tarde da sexta-feira, 25 de julho, um momento histórico foi registrado em Santo Augusto com a assinatura dos contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida – modalidade Sistema Pulverizado, junto à Caixa Econômica Federal (CEF). A cerimônia, realizada no Centro Social do Idoso/CRAS Sul, marcou a efetivação de um dos mais importantes programas habitacionais do Governo Federal no município, que se tornou o primeiro do país a concretizar essa etapa.
O ato foi organizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), em parceria com a Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo Construindo Cidadania (COOTRAHAB) e a Caixa Econômica Federal.
Estiveram presentes o vice-prefeito e prefeito em exercício, Dilmar Mattioni; secretários e coordenadores municipais; a secretária da SEHAS, Márcia Fucilini, e a coordenadora de Habitação e Assistência Social, Maria Isabel Fucilini Lorenzon, juntamente com suas equipes. Também participaram o presidente da COOTRAHAB, Gabriel Alves, e a responsável técnica pela obra, Jaqueline Branco, acompanhada por sua equipe. Representando a CEF, estiveram o gerente Guilherme Schumacker e demais colaboradores. Além disso, os 26 beneficiários contemplados com o programa participaram do momento acompanhados por seus familiares.
Durante a cerimônia, a responsável técnica Jaqueline Branco destacou a importância do momento: “Este é um dia festivo para essas 26 famílias que se enquadraram no programa e, agora, têm garantido o direito à casa própria. A Prefeitura, mais uma vez, é uma grande parceira e, na prática, estará com seus maquinários realizando o aterramento dos terrenos, localizados em diversos bairros da cidade. Cada beneficiário possui seu lote individual para a construção.”
Conforme o cronograma, as obras terão duração estimada de 14 meses, iniciando pelos terrenos situados próximos ao Loteamento Recomeçar I e II, no bairro Petrópolis — região que também abriga o projeto de outras 75 unidades habitacionais por meio de outro programa. Os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Bolsa Família terão moradia sem custo. Já os demais pagarão o correspondente a 10% da renda familiar mensal, por um período de 60 meses.
Com a assinatura dos contratos, os contemplados agora têm oficialmente assegurada a construção das moradias, que serão edificadas em alvenaria e seguirão os padrões técnicos e de qualidade exigidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Fotos: Celso Luiz Perussatto/Prefeitura Municipal de Santo Augusto