Com o objetivo de melhorar as condições de vida das famílias do meio rural, nos dias 21 e 22 de janeiro (terça e quarta-feira), a prefeitura de Santo Augusto e a equipe da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS), junto aos CRAS Sul e Carmem Maria Andrighetto, recebeu as famílias das comunidades rurais para apresentar o Programa Minha Casa Minha Vida Rural, FDS Entidades. As apresentações ocorreram em duas reuniões comunitárias, organizadas para os territórios atendidos pelos dois CRAS.
O programa visa oferecer condições habitacionais para famílias do interior, com financiamento facilitado pelo Governo Federal e Municipal, garantindo acesso à moradia de qualidade para famílias de baixa e média renda. A secretária de Habitação, Márcia Fucilini, e a coordenadora de Habitação, Maria Isabel, juntamente com as representantes da Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo, Construindo Cidadania (COOTRAHAB) de São Leopoldo-RS, explicaram os principais detalhes do Programa Minha Casa Minha Vida Rural.
Entre as informações compartilhadas estão detalhes sobre as inscrições, que ocorrerão após o lançamento do edital, além de esclarecimentos quanto aos requisitos para elegibilidade, tais como faixas de renda, quem pode pagar e quem está isento e o grupo mínimo de participantes. Também foi tratado dos tipos de residências disponíveis e seas características; Ainda durante a reunião, foram detalhadas as condições de financiamento e os subsídios oferecidos pelo governo.
A participação ativa da comunidade foi fundamental para o sucesso da iniciativa, servindo como um parâmetro para estimar o número de possíveis inscritos no programa. Esse é um passo significativo para transformar a realidade habitacional das famílias do interior.
Além de apresentar o programa habitacional, a Secretária Márcia também destacou os serviços oferecidos pela Assistência Social nos CRAS e a importância do Cadastro Único para garantir o acesso a todos os programas sociais. A Secretária enfatizou que, com o apoio da Administração Municipal, liderada por Lilian e Mattioni, a SEHAS está comprometida em realizar projetos que melhorem a qualidade de vida das famílias, sem medir esforços.