O município de Redentora decretou Situação de Emergência devido às fortes chuvas ocorridas na última quinta-feira, 02 de maio, e que causaram alagamentos, enxurradas e bloqueio de vias. O decreto, de número 3565, foi assinado pelo prefeito Malberk Dullius na tarde de hoje, dia 03 de maio.
Segundo informações, a área rural do município foi a mais afetada devido ao transbordamento do Rio Guarita. Algumas famílias tiveram de ser retiradas de casa. Ela optaram por ir para a casa de amigos e familiares. A ponte que liga Redentora (na localidade de Sítio Biron) a Erval Seco (Linha Vista Gaúcha) não resistiu e foi levada pela água.
Decretar Situação de Emergência é o primeiro passo para que os municípios atingidos possam receber ajuda financeira do Estado e da União. Após a decretação, as prefeituras podem requerer a homologação pelo Governo do Estado e, na sequência, o reconhecimento pelo Governo Federal. Havendo a validação da situação de emergência, os municípios estarão aptos às ações de resposta e reconstrução.