Uma carta escrita por Paulo Marcos da Silva, de 11 anos, morador de São Roque (SP), emocionou as redes sociais nesta semana. No bilhete endereçado ao Papai Noel, o garoto pediu, acima de presentes, um Natal feliz para sua família e, principalmente, saúde para sua mãe, Josiane Vieira da Silva, de 55 anos, que enfrenta depressão.
Na carta, Paulo relata com sinceridade a realidade da família: “Tenho muitos sonhos, mas o meu maior sonho é passar o Natal bem com a minha mãe e meus irmãos. Tivemos muitas perdas na família. Irmã, avó e até meu tio. Aqui na minha casa mora eu, meus irmãos e minha mãe. Ela se encontra com depressão, está se tratando no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)”, escreveu o menino.
A situação familiar é delicada. Paulo mora com a mãe e três irmãos — de 12, 14 e 15 anos —, e enfrenta desafios financeiros, dependente de Bolsa Família, doações e da ajuda de vizinhos. A mãe, que está sem trabalhar há alguns meses, faz tratamento psicológico no CAPS de São Roque e relata episódios de desmaios que resultaram em ferimentos.
“Às vezes, não tem comida para comer. E eu queria passar um Natal muito bom. Por isso pedi saúde para toda a minha família, mas principalmente para a minha mãe. Ela é tudo que eu tenho”, escreveu Paulo, que também manifestou receio de compartilhar seu pedido na internet.
O gesto do filho emocionou Josiane: “Quando vi a carta e ele me avisou que havia postado na internet, fiquei na dúvida se deixava lá ou não. Mas minha filha disse que podíamos deixar, porque ele ficou muito feliz. E ele só queria um Natal bonitinho, um Natal feliz comigo e os irmãos”, contou a mãe.
Além do pedido pela saúde da mãe, Paulo também sonha com roupas, sapatos e brinquedos para ele e os irmãos, mostrando que, mesmo diante das dificuldades, mantém a esperança e a generosidade típicas da infância.
Com informações do Portal Estado de Minas
Foto: Reprodução
