Projeto Entre Colheita e Sonhos – Vozes da Terra chega no Assentamento 19 de Abril

Mulheres do Assentamento 19 de Abril se reúnem em roda de conversa, trocam experiências e fortalecem vínculos com apoio da Emater e SEHAS.

Na tarde do último dia 20 de agosto (quarta-feira), o projeto Entre Colheitas e Sonhos, Vozes da Terra chegou ao Assentamento 19 de Abril, na comunidade do Rincão dos Paivas, interior do município. Reunidas no salão da comunidade, as mulheres protagonizaram uma roda de conversa repleta de afeto, escuta e fortalecimento coletivo.
A atividade, mediada por Cristiani Kovalski, assistente social da SEHAS, foi marcada pela troca de experiências, histórias de luta e conquistas do cotidiano no campo.
Com o apoio da Emater/RS-Ascar, o encontro também contou com a produção do tradicional pão de queijo de mandioca, alimento enraizado na cultura local. Da plantação à mesa, as participantes compartilharam saberes sobre o cultivo da mandioca, enquanto a equipe técnica da Emater apresentou novas formas de aproveitamento para a alimentação familiar.
Na oportunidade, a responsável pelo Cadastro Único esteve presente para conversar com as mulheres, esclarecer dúvidas e orientar sobre o acesso a benefícios sociais. A ação reforça o compromisso da atual gestão em levar informação e serviços até todas as comunidades, garantindo que ninguém fique para trás.
O projeto conta ainda com o incentivo e apoio da secretária Márcia Fucilini, que destacou a importância de iniciativas que promovam a escuta ativa, o fortalecimento de vínculos e o protagonismo feminino nas comunidades rurais, o qual nasce com o objetivo de fortalecer e empoderar as mulheres rurais, promovendo encontros que entrelaçam saberes, identidades e possibilidades.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.