Prazo para declaração de rebanho encerra hoje

Com a proximidade do fim do prazo para declaração de rebanho no Rio Grande do Sul (segunda-feira, 30 de junho), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) busca mobilizar produtores rurais para que cumpram com a obrigatoriedade sanitária.
Segundo informações, o Estado contabiliza 65,3% de declarações entregues ou em edição no Produtor Online, o corresponde a 232.919 declarações das quase 357 mil que são esperadas. Conforme a Seapi, o atendimento presencial ainda é o preferido pelos produtores, com 207.981 (89,29%) declarações feitas desta forma. O canal Produtor Online contabiliza a entrega ou a edição de 24.938 (10,71%) declarações pela internet. Em 2024, a declaração teve adesão de 85,56%, índice que se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores.
No âmbito da Região Celeiro, até o fechamento desta edição, cerca de 75% das declarações esperadas já haviam sido feitas, ou seja, das 10.151 documentações aguardadas, 7.749 já haviam cumprido com a sua obrigação. Entre os 21 municípios do concerto regional, apenas oito apresentam mais de 80% das declarações entregues, tendo o município de Barra do Guarita, com 96,68%. Por outro lado, os menores índices são observados em São Valério do Sul (43,86%); Inhacorá (50,48%), Santo Augusto (52,39%) e Braga (53,63%).
A Seapi explica que a Declaração de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. “É a partir dessas informações, que a Secretaria de Agricultura planeja o seu sistema de defesa sanitária animal. Um bom exemplo da importância desses dados foi a contenção do foco de gripe aviária em Montenegro em maio deste ano. Pudemos agir com velocidade nas medidas de contenção deste foco por tínhamos um retrato fiel da produção avícola do Estado a partir das informações dadas na declaração de rebanho”, explicou a fiscal, Andrea Becker.
Ainda segundo ela, as declarações podem ser feitas diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online, ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária. “O produtor que não entregar a sua declaração terá bloqueio na movimentação dos seus animais, até que a situação esteja regularizada”, orienta.

 

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.