População com deficiência ultrapassa 12 mil na Região Celeiro

Dado foi divulgado durante o 209º Fórum Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades realizado em Coronel Bicaco, na última quinta-feira, 02 de outubro

Coronel Bicaco sediou, no CTG Tropeiros do Campo Santo, o 209º Fórum Estadual de Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, reunindo mais de 200 participantes oriundos dos 21 municípios da Região Celeiro. O encontro, considerado histórico para o interior do Estado, consolidou a pauta da inclusão e da acessibilidade no centro do debate regional.
De acordo com dados do Censo 2022, os 21 municípios do Corede Celeiro somam mais de 12 mil pessoas com deficiência, o que representa entre 5% e 9% da população de cada cidade. Três Passos concentra o maior número absoluto, com 1.854 moradores (7,4%), seguido por Santo Augusto, com 1.193 (8,7%), Crissiumal, com 1.009 (8%), Tenente Portela, com 828 (7,2%) e Redentora, com 642 (8,6%).
Em termos proporcionais, Santo Augusto (8,7%) e Crissiumal (8%) apresentam os maiores índices, enquanto Vista Gaúcha registra o menor número absoluto, com 79 pessoas, mas que ainda assim representam 2,9% da população local.
A programação do Fórum incluiu a abertura oficial pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders) e um painel sobre “Garantia de Direitos e Panorama Geral das Políticas Públicas: Por uma Cultura de Acessibilidade Universal”, com a participação de especialistas, Ministério Público e Defensoria Pública.
Também foram apresentados diagnósticos situacionais dos municípios da região, seguidos por um debate final que resultou na aprovação de uma carta de intenção dos municípios, documento que orientará ações futuras.
O prefeito de Coronel Bicaco, Arleu Valadar, destacou a importância do encontro para iniciar mudanças locais. “Calçadas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais ainda apresentam deficiências de acessibilidade. Este Fórum é um pontapé inicial para avançarmos nesse debate e melhorarmos a vida das pessoas”, disse.
O diretor da Faders, Marcos Lang, ressaltou que o objetivo do evento é fortalecer a cooperação regional. “A troca de experiências entre municípios vizinhos é fundamental. O Fórum busca sentir o dia a dia das pessoas e avançar nas políticas de inclusão”, colocou.
Já o presidente do Corede Celeiro, Carlos Eugênio, comemorou a realização do primeiro encontro deste porte na região, destacando dados populacionais sobre deficiência e lembrando que as principais dificuldades funcionais identificadas são para enxergar e para andar ou subir degraus.
A comunidade local também teve participação expressiva. O presidente da APAE de Coronel Bicaco, Claudio Buzanello, classificou o evento como um sonho realizado. “A aproximação entre poder público e comunidade fortalece a inclusão. É um momento histórico para nossa região”, discursou.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.