O calendário de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, avança com uma nova etapa nesta terça-feira, 15 de julho. Os trabalhadores que nasceram nos meses de setembro e outubro já podem sacar o benefício, que será disponibilizado até o dia 29 de dezembro de 2025.
O abono é um benefício anual de até um salário-mínimo pago a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que cumpram os critérios definidos pelo programa. Entre as exigências estão: ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023, ter recebido até dois salários-mínimos mensais, além de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS/eSocial.
A consulta ao valor, banco de recebimento e outras informações pode ser feita diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br.
Assim como ocorreu em 2024, o calendário de 2025 foi unificado, ou seja, tanto os trabalhadores da iniciativa privada quanto os servidores públicos têm o pagamento organizado conforme o mês de nascimento. A medida visa facilitar o acesso e padronizar o cronograma nacionalmente.
Desde abril, o Ministério do Trabalho vem liberando os pagamentos em etapas. Já receberam os trabalhadores nascidos entre janeiro e agosto. Agora é a vez dos aniversariantes de setembro e outubro. As próximas datas contemplarão os nascidos em novembro e dezembro.
De acordo com o Ministério, R$ 30,7 bilhões estão destinados ao pagamento do abono em 2025, beneficiando cerca de 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país.
Como saber se você tem direito?
- Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023.
- Ter recebido, em média, até dois salários-mínimos por mês.
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.
- Ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou eSocial.