Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Dercap) e com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) de Três Passos, deflagrou na manhã desta sexta-feira (31) a Operação Carta Marcada, que tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos envolvendo serviços de home care em municípios do Noroeste gaúcho, incluindo Santo Augusto, Três Passos, Palmeira das Missões e Planalto.
Conforme a Polícia Civil, cerca de 25 agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Três Passos, além de medidas cautelares de bloqueio e indisponibilidade de bens. A ação resultou na apreensão de três armas de fogo, documentos e na prisão de uma pessoa.
As investigações tiveram início após um relatório da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) apontar indícios de fraude em contratações de serviços de saúde custeados por bloqueios judiciais. O esquema, segundo a apuração, contava com advogados e empresários que direcionavam contratações para uma mesma empresa de assistência domiciliar, apresentando orçamentos falsos de empresas inexistentes ou ligadas à beneficiada para simular concorrência.
Até o momento, foram identificados mais de 40 processos judiciais suspeitos, sendo que cerca de 90% deles tiveram a empresa investigada como contratada e beneficiada por bloqueios em ações movidas contra o Estado, municípios e o IPE-Saúde. Entre as comarcas onde os processos tramitam, está a de Santo Augusto, além de Três Passos, Palmeira das Missões e Planalto.
De acordo com o relatório da Cage, houve superfaturamento de até 293% nos valores cobrados, gerando prejuízo estimado superior a R$ 200 mil. Foram encontradas divergências em laudos médicos, alguns emitidos por profissionais sem a especialização necessária, além de movimentações financeiras suspeitas, compras de imóveis e veículos pagos em espécie.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e calcular o montante total de recursos públicos desviados.
 
			
 
						