Novo sistema de vigilância de cargas é inaugurado na fronteira do RS, a vistoria agora, passa a ser realizada por QR Code

O sistema VAI, foi inaugurado nesta terça-feira (15). O mesmo tem por objetivo, agilizar o processo de fiscalização em cerca de 25%, segundo desenvolvedores do sistema.

No dia 15 de agosto (terça-feira) foi inaugurado o novo sistema de Vigilância Aduaneira Inteligente (VAI) que tem como principal objetivo, agilizar o processo que antes, era feito de forma manual. O motorista ao chegar na aduana entregava o Manifesto Internacional de Carga para um servidor da Receita Federal que analisava dados sobre a carga na apresentação física do documento, e, em seguida, autorizava o prosseguimento da viagem.

Contudo, esse processo feito de forma manual, agora é feito de forma virtual, onde o transportador envia o manifesto virtual para a Receita, onde a análise de cargas é realizada e então, o mesmo recebe um QR Code, o qual será escaneado na aduana.

Sendo o G1, todo caminhão que passar na fronteira do Brasil com a Argentina, deve passar pelo terminal aduaneiro da Receita Federal. Com esse intuito, o transportador deve apresentar o documento que é gerado pela transportadora, o Manifesto Internacional de Carga.

 

Leave a comment