Motoristas gaúchos têm até o fim de outubro para garantir desconto extra no IPVA 2026

Os motoristas do Rio Grande do Sul ainda têm alguns dias para garantir um alívio no bolso no próximo ano. Até 31 de outubro, os proprietários de veículos registrados no Estado podem acumular notas fiscais com CPF para participar do programa Bom Cidadão, vinculado ao Nota Fiscal Gaúcha (NFG), e conquistar até 5% de desconto no IPVA 2026.

A redução é calculada com base na quantidade de notas fiscais emitidas entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025. Quanto mais o contribuinte pedir a inclusão do CPF nas compras, maior será o percentual de desconto.

Para receber o benefício, o motorista precisa estar cadastrado no NFG, possuir veículo emplacado no Rio Grande do Sul e manter o pagamento do IPVA dentro do prazo, seja em cota única ou parcelado.

Além de garantir economia, o programa incentiva a cidadania fiscal, estimulando os consumidores a exigirem a nota fiscal e contribuindo para a arrecadação consciente do Estado.

No último ciclo, referente ao IPVA 2025, mais de 1,5 milhão de proprietários foram contemplados com o benefício, resultando em aproximadamente R$ 82 milhões em descontos concedidos.

O prazo para acumular notas vale apenas até o fim deste mês — e quem ainda não participa do programa pode se cadastrar gratuitamente pelo site do Nota Fiscal Gaúcha, garantindo a chance de pagar menos no imposto do próximo ano.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.