Moraes determina monitoramento policial integral de Bolsonaro

Ministro do STF decidiu que ex-presidente terá vigilância policial contínua em sua residência, sem expor ou perturbar o local.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (26) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe a ser monitorado por equipes policiais em tempo integral em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar no Distrito Federal. A medida tem como objetivo garantir a aplicação da lei penal sem expor indevidamente o ex-presidente.

Segundo a decisão, os agentes responsáveis pelo monitoramento deverão evitar qualquer indiscrição midiática ou medida que possa perturbar a vizinhança ou a esfera domiciliar de Bolsonaro. A corporação terá liberdade para definir o uso de uniformes e armas.

A decisão de Moraes foi tomada no âmbito do Inquérito (INQ) 4995, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). A Polícia Federal havia solicitado o reforço da vigilância após o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) apontar risco de fuga de Bolsonaro.

O ministro destacou que o monitoramento é necessário diante da proximidade do julgamento da Ação Penal (AP) 2668/DF, marcada para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro, na Primeira Turma do STF. Bolsonaro responde nesta ação por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Moraes ressaltou ainda que ações do filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, inclusive em país estrangeiro, indicam a possibilidade de risco de fuga por parte do ex-presidente, reforçando a necessidade do acompanhamento policial constante.

No INQ 4995, a Polícia Federal apontou indícios de que Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro teriam tentado interferir no julgamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado, reforçando a decisão do STF de ampliar a vigilância sobre o ex-presidente.

imagem: Redes Sociais

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.