Mais de 60% da Região Celeiro acima da média no ranking estadual do IMERS

Nos últimos dois anos, Santo Augusto avançou 175 posições

Os investimentos contínuos em educação pública no Rio Grande do Sul vêm se refletindo em indicadores que medem a qualidade do ensino. O mais recente levantamento do Índice Municipal da Educação do RS (IMERS) 2024, divulgado pelo Governo do Estado nesta semana, colocou a média estadual em 63,55 pontos, levemente acima do registrado no ano anterior, de 63,44. O cálculo é realizado pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).
O indicador considera o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS), além da taxa de aprovação no ensino fundamental.
No âmbito da Região Celeiro, 13 superaram a média estadual, confirmando um cenário de crescimento gradual. A média regional ficou em 63,16 pontos, ligeiramente abaixo do índice estadual, mas em trajetória ascendente — em 2022 a nota era 61,29, passando a 62,11 em 2023. Entre os 21 municípios que formam a Regiam Celeiro, 13 superam a média estadual, Vista Gaúcha, Derrubadas, Esperança do Sul, Tenente Portela, Chiapetta, Santo Augusto, Crissiumal, São Valério do Sul, Humaitá, São Martinho, Campo Novo, Tiradentes do Sul e Três Passos. Outros oito municípios ficaram abaixo, Barra do Guarita, Miraguaí, Redentora, Sede Nova, Braga, Coronel Bicaco, Bom Progresso e Inhacorá.
Em Santo Augusto o crescimento é de 40 pontos em relação ao ano anterior, ficando entre os seis melhores colocados na região. De acordo com dados da secretária municipal de Educação, Eliane Paier, em 2022, o município ocupava a 296º posição; no ano seguinte, 2023, a posição era de 161º e agora em 2024 para 121. “Tivemos avanços significativos ao longo dos últimos anos. Em 2023, por exemplo, ficamos melhor colocado, com o avanço de 135 pontos em relação a 2022. Agora, no ano passado, nosso aumento foi de 40 posições”, explica.
Ainda segundo Eliane, o avanço é resultado de um trabalho em conjunto, entre os corpos docentes e discentes, direções e famílias. “Agradecemos aos alunos, professores, gestores, servidores e famílias que contribuíram para o avanço no ranking do IMERS, consolidando os processos educacionais, evoluindo e oportunizando uma educação pública e de qualidade”, diz.

O que é o IMERS

Produzido anualmente para os 497 municípios gaúchos, o IMERS é medido de 0 a 100 e integra a cota-parte da educação no ICMS. A avaliação é feita a partir de provas aplicadas no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, além do acompanhamento da taxa de aprovação em todas as etapas dessa fase.
O índice também influencia a Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), que define o percentual do ICMS repassado aos municípios com base na educação. Quanto maior o resultado do IMERS, maior a parcela recebida dentro desse critério. A legislação prevê que o peso da educação na distribuição do ICMS, que representou 10% em 2024, aumente gradualmente até 17% em 2029. Além do IMERS, a PRE considera ainda a população local, o número de matrículas no ensino fundamental e o total de estudantes em situação de vulnerabilidade.
A secretária de Planejamento, Danielle Calazans, destacou o papel do índice na gestão pública. “O IMERS contribui para orientar a formulação de políticas públicas ao reunir informações sobre desempenho escolar e aprovação, assegurando que os recursos do ICMS sejam distribuídos aos municípios de forma vinculada à qualidade da educação”, afirmou.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.