Vai até dia 31 de agosto o período de inscrição para o alistamento militar para jovens do Rio Grande do Sul que completam 18 anos em 2024. Em medida exclusiva para o RS, devido às enchentes que assolaram o estado neste ano, o governo federal estendeu o prazo para o alistamento obrigatório. Em outros estados brasileiros as inscrições se encerraram em 30 de junho.
No ano que fazem 18 anos, os jovens brasileiros- inclusive os que moram no exterior- precisam se inscrever na Junta Militar do seu município. Para os que não fizeram a inscrição, ficam impossibilitados de ingressar em universidades, tirar passaporte e não podem prestar concursos públicos ou registrar diploma de profissões liberais.
Há duas maneiras de registrar o alistamento: online no site oficial da Diretoria de Serviço militar; ou presencialmente, na Junta Militar da sua cidade.
Para se alistar é necessário apresentar a carteira de identidade com CPF ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e um endereço de e-mail válido. Após o cadastro o jovem deve responder a questionário médico e imprimir seu Certificado de Alistamento. Ele também receberá um número de Registro de Alistamento e poderá verificar a data da sua apresentação na aba “Serviços”.