Jovens de Santo Augusto conquistam bolsas em festival internacional de dança
Seis integrantes do Grupo Dançarte participaram do Festival Internacional de Dança de Porto Alegre e trouxeram resultados inéditos para o município
O município de Santo Augusto ganhou destaque nacional e internacional com a participação de seis jovens do Grupo Dançarte no Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA) 2025, realizado entre os dias 25 e 31 de agosto. O evento é considerado um dos maiores do país e reuniu companhias renomadas como a Ópera de Paris, o New York City Ballet e o Joffrey Ballet, além de grupos da Alemanha, França, Itália, Argentina, Chile, Canadá e outros países.
Representaram o município o bailarino Iruã Oliveira Rodrigues e as bailarinas Julia Schraiber, Laura Pompeo, Gisele Moresco, Sophia Feiten e Laís Diniz, com coreografias criadas e dirigidas pelas professoras Teresinha Casali Sperotto e Lucileine Pedroso Dornelles.
Além de se apresentarem em um palco de projeção mundial, os jovens conquistaram resultados expressivos. Laura Pompeo e Sophia Feiten foram contempladas com bolsas para o Rio Ballet Summer, no Rio de Janeiro. Já Iruã Oliveira e Julia Schraiber receberam bolsas para a Settimane in Danza, na Itália, ampliando as possibilidades de formação internacional.
As bailarinas Gisele Moresco e Laís Diniz também tiveram atuações elogiadas, reforçando a representatividade de Santo Augusto no festival. “Só de podermos participar já é algo muito gratificante. Conquistar bolsas e abrir novos caminhos torna essa experiência ainda mais especial”, destacou a professora Teresinha Casali Sperotto.
O festival, criado pelas professoras Carlla e Vera Bublitz, tem se consolidado como referência internacional na projeção de novos talentos da dança e, em 2025, Santo Augusto marcou seu nome nesse cenário.