Governo do RS abre concurso com 6 mil vagas para professores da rede estadual
O Governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira, 1º de julho, a abertura de um novo concurso público que irá preencher 6 mil vagas para professores da rede estadual de ensino. A informação foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Estado e organizada pela Secretaria da Educação. As inscrições começam às 9h desta quarta-feira, 2 de julho, e seguem abertas até 4 de agosto, por meio do site da banca responsável pelo processo seletivo, o Instituto AOCP.
As oportunidades são distribuídas entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e contemplam diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Artes, Biologia, Educação Física, entre outras. Também estão previstas vagas para atuação na Educação Especial, Educação Profissional e Técnica, além da Educação Indígena. Haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência, pessoas negras, indígenas e trans.
O concurso será composto por prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha e uma redação. Os exames serão aplicados no dia 28 de setembro nas cidades que sediam as CREs. A prova será dividida entre conteúdos gerais – como língua portuguesa, legislação educacional e fundamentos pedagógicos – e específicos, conforme a disciplina escolhida. Os candidatos que atingirem a nota mínima terão suas redações corrigidas e, posteriormente, participarão da etapa de entrega de títulos. Quem pretende atuar com comunidades indígenas Guarani ou Kaingang passará ainda por avaliações complementares.
Além da abertura do novo concurso, o governo estadual também anunciou a convocação de mais 327 professores aprovados no processo seletivo de 2023, somando 1.871 nomeações, número superior ao previsto inicialmente. Outra medida anunciada foi a retomada das promoções na carreira docente, que será regulamentada por decreto a ser publicado ainda neste mês. Uma comissão será formada para analisar os documentos dos professores interessados e a expectativa é de que cerca de 80% dos profissionais da rede sejam beneficiados com o avanço na carreira, cuja lista final deverá ser divulgada em setembro. A partir de agora, esse processo ocorrerá todos os anos.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, ressaltou que os avanços são parte de um esforço para fortalecer a educação pública no Estado. Para ela, garantir direitos, valorizar os profissionais e ampliar o número de docentes nas escolas são ações essenciais para assegurar o futuro dos estudantes e da sociedade gaúcha.