Governo descarta retorno do horário de verão em 2025
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), confirmou que o governo federal não pretende retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, os estudos técnicos conduzidos pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontam que a medida é desnecessária diante da atual estabilidade energética do país.
“Estamos completamente seguros de que não precisamos do horário de verão este ano. Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, o Brasil se encontra em condição de segurança energética completa e absoluta”, afirmou Silveira durante participação no programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov.
O titular da pasta reforçou que não há risco de desabastecimento e que o sistema elétrico segue sustentado pelo bom desempenho das hidrelétricas e pela operação das termelétricas quando necessário. Silveira também anunciou que o governo pretende lançar, na próxima semana, um novo leilão para contratação de capacidade adicional de geração de energia.
“Vamos lançar o leilão das térmicas para garantir resposta imediata aos contratos que vêm vencendo e assegurar o reforço do sistema nos momentos de pico”, explicou.
O horário de verão foi extinto em 2019, durante o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), após estudos indicarem que a mudança nos hábitos de consumo havia reduzido o impacto da medida sobre a economia de energia. Apesar disso, setores do comércio e de serviços seguem defendendo o retorno da prática, alegando benefícios econômicos e sociais, como o aumento do consumo e o estímulo à circulação de pessoas em horários com maior luminosidade.
Com o posicionamento do ministro, o governo federal reafirma que, ao menos neste ano, a prioridade é manter a segurança energética sem recorrer à alteração do horário oficial do país.
Com informações da Rádio Itatiaia
Foto: summer time yellow clock standard time after advancing for daylight saving time vector illustration EPS10