Fumaça de incêndios florestais se espalha e atinge a região

Os dias cinzentos e a vermelhidão do sol atiçaram a curiosidade dos moradores da região. O clima estranho encontra justificativa quando analisado a presença da fumaça oriunda dos incêndios na Amazônia e no Pantanal, que rapidamente se espalhou pelo Brasil. Segundo informações, pelo menos 10 Estados brasileiros registraram a presença da fuligem proveniente dos sinistros, entre eles o Rio Grande do Sul. Na Região Celeiro, diversos municípios, entre eles Santo Augusto, apresentaram a intercorrência.
Os focos de incêndio na Amazônia e no Pantanal têm aumentado significativamente. Na floresta amazônica, os dados mostram que os números são os piores em duas décadas. Já no Pantanal, a temporada de fogo começou mais cedo este ano, com um aumento de quase 1600% nos focos de incêndio em comparação ao mesmo período de 2023.
O mês de agosto é caracterizado por uma redução significativa nas chuvas nas regiões Sul e Centro-Oeste, o que resulta em uma vegetação mais seca e vulnerável a incêndios. Desde o início do mês, a Amazônia já registrou 16.710 focos, enquanto o Pantanal teve 2.862.

Leave a comment