Foi prorrogado o prazo para cadastramento no Auxílio Reconstrução
Municípios gaúchos têm até 15 de setembro para enviar dados dos beneficiados
O Governo Federal prorrogou o prazo para que as prefeituras dos municípios gaúchos afetados pelas chuvas de maio se cadastrarem no Auxílio Reconstrução até 15 de setembro de 2024. O benefício é pago em parcela única a cada família residente em área atingida pelas enchentes, no valor de R$5,1 mil.
O Auxílio foi criado pela Medida Provisória nº 1.219, publicada em 15 de maio deste ano. O Governo espera atender 375 mil famílias gaúchas, representando R$1,9 bilhões de recursos.
Ao todo, 451 cidades estão com reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade pública. De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, 368.454 famílias gaúchas estão aprovadas no Auxílio. Desse total, 351.292 cadastros foram enviados para pagamento na Caixa Econômica Federal.
Para terem acesso ao benefício, as famílias precisam ser cadastradas pelas prefeituras. Após isso, é necessário confirmar os dados registrados pelos municípios no site oficial do Auxílio Reconstrução. Ao todo, 13.471 famílias ainda não validaram as informações.