Estado firma convênios para perfuração de poços em 77 municípios; Santo Augusto está entre os beneficiados
Com investimento de R$ 100 mil por unidade — incluindo a contratação de geólogo responsável pelo acompanhamento técnico —, a ação busca ampliar o acesso à água potável em áreas urbanas e pequenas comunidades. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, com contrapartida das administrações municipais.
O vice-prefeito de Santo Augusto, Dilmar Mattioni, esteve em Porto Alegre para participar do ato, realizado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB). A pasta destaca que o objetivo central do programa é garantir segurança hídrica como parte das políticas de Habitação de Interesse Social.
Segundo o titular da SEHAB, Carlos Gomes, o acesso à água potável é essencial para a qualidade de vida da população. “Quando pensamos em segurança habitacional, devemos pensar também em segurança hídrica. A perfuração de poços tubulares profundos é uma alternativa eficaz para a captação de água subterrânea, proporcionando uma fonte adequada para o consumo humano”, afirmou.
O Programa Mais Água RS já contempla 212 municípios e 14.486 famílias, somando R$ 21,1 milhões em investimentos. Os 77 municípios contemplados nesta etapa fazem parte da terceira convocação do edital de chamamento público 7/2024. Ao todo, 145 municípios já foram habilitados para perfuração de poços e construção de redes, alcançando mais de 11 mil famílias.
Para participar do programa, as localidades precisam atender critérios como a ausência de abastecimento de água potável para consumo humano e inexistência de serviço prestado por concessionárias.
Créditos:
Texto: Maria Emilia Portella / Ascom Sehab
Edição: Secom
